sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Tudo o que VOCÊ precisa saber ANTES de abrir o capô

Olá meus amigos!
Este artigo é o primeiro de uma série de artigos sobre conhecimentos básicos antes de abrir o capô. E hoje, especialmente, vamos aprender a abrir o capô. Se você já sabe como fazer isso, ótimo. Eu, quando entrei na oficina pela primeira vez, não sabia abrir um capô e me sinto no dever de ensinar quem não sabe. Então, vamos lá!

Abrir um capô envolve três passos: encontrar e puxar a alavanca de abertura do capô, soltar a trava do trinco do capô e apoiar o capô. Vamos analisar abaixo cada um destes passos.

1. Encontrando a alavanca.


Geralmente a alavanca fica no habitáculo (parte de dentro do carro, onde ficam o motorista e os passageiros), próximo ao motorista, e pode estar no painel, abaixo do painel próximo da porta do motorista, ao lado do banco do motorista ou embaixo do volante. Às vezes, a alavanca vem com um desenho de um carro com o capô aberto, facilitando a identificação. Por outro lado, existem acionadores difíceis de identificar como os botões elétricos, o pino sem identificação que tem no Toyota Etios, por exemplo, e ainda tem o Focus que pra abrir o capô você tem que, com a chave do carro, abrir uma fechadura que fica na grade dianteira ESCONDIDA embaixo do emblema da Ford. O auge. Kkkkkkk

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Desenho que costuma aparecer nas alavancas de abertura do capô

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Um tipo de alavanca de abertura do capô

2. Soltando a trava do trinco do capô


Para evitar acidentes pela abertura inesperada do capô com o carro em movimento, o seu veículo tem um sistema de segurança no trinco do capô que é um gancho ligado a uma segunda alavanca. Quando você aciona a alavanca de liberação do capô, o capô vai abrir um pouquinho.

Capô semi aberto

Então você vai lá pra frente do carro e, em alguns modelos, vai encontrar a ponta de uma haste pra fora da grade central e que, se for puxada, libera o trinco do capô. Esse é o padrão dos carros Fiat.

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Haste do trinco do capô em um Fiat Stilo

Em outras montadoras, a alavanca do trinco é encontrada quando se coloca a mão na pequena abertura do capô, próximo ao centro da frente do capô e pode ser acionada empurrando para o lado ou para cima, dependendo do modelo. Com a alavanca do trinco acionada, puxe o capô pra cima, solte a alavanca e abra completamente o capô. Agora vamos para a parte mais importante, apoiar o capô corretamente.

Tipo de alavanca do trinco que acessamos pondo a mão embaixo do capô

3. Apoiando corretamente o capô


Quase todos os carros têm, no compartimento do motor, uma haste de apoio para o capô. Ela fica presa em suportes de plástico para que não se mova durante o funcionamento do veículo. O segredo para apoiar bem o capô é encaixar a haste no lugar CERTO. Acontece que a lataria tem muitos furos parecidos com o que é adequado à fixação da haste. Por isso, é importante prestar atenção porque o furo adequado vem com uma cobertura plástica ou então com uma seta indicadora do furo correto. Apoiar corretamente o capô evita acidentes durante a inspeção mensal no seu carro.
Existem carros que não têm a haste de apoio do capô. Nesses modelos, o capô é sustentado por amortecedores ou dobradiças com molas que mantém o capô aberto. São muito práticos, a única ressalva é a troca dos amortecedores/dobradiças ao menor sinal de perda de pressão, pois esses componentes, se estiverem com defeito, podem não suportar o peso do capô e causar acidentes, deixando o capô cair sobre a cabeça de quem está examinando o carro. Segue abaixo dois vídeos que resumem o que aprendemos hoje. Obrigada pela atenção de vocês e até a próxima!

Abrindo e apoiando o capô


Amortecedores de capô


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